Poucas expressões circularam tanto entre pais nos últimos anos quanto “autismo virtual”. Ela costuma chegar ao consultório acompanhada de duas perguntas que, no fundo, são uma só: fui eu que causei isso? e se eu tirar o celular, ele volta a ser como era?
As duas perguntas merecem respeito. A primeira carrega culpa; a segunda, esperança. O problema é que a expressão que as provoca promete mais do que a ciência consegue sustentar. Ela organiza uma angústia legítima em uma explicação simples — a tela produziu o quadro, logo a retirada da tela desfaz o quadro — e essa simplicidade pode atrasar exatamente aquilo de que a criança precisa.
No extremo oposto, também é equivocado concluir que, se a tela não causa autismo, então o tempo de exposição não importa. Importa, e muito. Mas importa por razões diferentes das que costumam ser divulgadas.
“Ele ficava horas no tablet desde bebê. Quando li sobre autismo virtual, senti alívio e desespero ao mesmo tempo: alívio porque talvez tivesse volta, desespero porque a culpa era minha.”
De onde vem a expressão “autismo virtual”
O termo foi proposto em 2018 pelo pesquisador romeno Marius Teodor Zamfir, a partir de um estudo com 62 crianças atendidas em contexto clínico. A análise comparou crianças que, segundo a anamnese, tinham passado mais ou menos de quatro horas diárias diante de telas entre zero e três anos. A conclusão proposta foi que a exposição intensa poderia produzir um quadro semelhante ao Transtorno do Espectro Autista, que recebeu o nome de “autismo virtual”.
O estudo teve o mérito de chamar atenção para um fenômeno clínico real: crianças muito pequenas, com exposição maciça a telas e pouca interação, que chegam com atraso de linguagem, baixo contato social e comportamentos repetitivos. Mas seus limites metodológicos são importantes. A amostra era pequena e clínica, a informação sobre o tempo de tela foi obtida retrospectivamente, não havia controle adequado de fatores familiares e genéticos, e o trabalho foi publicado fora do circuito de periódicos biomédicos com revisão especializada.
Além disso, “autismo virtual” não é uma categoria diagnóstica. Não existe no DSM-5-TR nem na CID-11. Trata-se de uma hipótese descritiva que ganhou vida própria nas redes sociais, onde passou a ser usada ora como explicação, ora como acusação, raramente como pergunta.
O que os estudos maiores encontraram
Desde então, a pergunta foi investigada em amostras muito maiores. Os resultados ajudam a separar o que é plausível do que é exagerado.
Nos Estados Unidos, um estudo publicado no JAMA Pediatrics em 2020 acompanhou 2.152 crianças. Assistir TV ou vídeos aos 12 meses esteve associado a um pequeno aumento de “sintomas semelhantes ao autismo” aos dois anos, medidos por um instrumento de rastreio. Não houve associação com o risco de autismo propriamente dito. No mesmo estudo, brincar diariamente com os pais esteve associado a menos sintomas. E muitas horas de tela aos 18 meses não mostraram associação significativa.
No Japão, um grande estudo de coorte com 84.030 pares de mãe e filho, publicado no mesmo periódico em 2022, encontrou associação entre mais tempo de tela com um ano de idade e diagnóstico de autismo aos três anos — mas apenas em meninos, não em meninas. A diferença entre os sexos, por si só, já sugere que o fenômeno é mais complexo do que um efeito direto do aparelho sobre o cérebro.
Em 2023, uma revisão sistemática com metanálise reuniu 46 estudos e mais de 562 mil participantes. O resultado inicial apontava uma associação positiva entre tempo de tela e autismo. Porém, os autores identificaram viés de publicação — a tendência de estudos com resultados “positivos” serem mais publicados. Depois da correção estatística, o efeito ficou bem menor e deixou de ser significativo. A conclusão dos pesquisadores foi que a associação proclamada entre telas e autismo não está suficientemente sustentada pela literatura disponível.
O quadro geral, portanto, não é de ausência total de relação. É de associações pequenas, inconsistentes e difíceis de interpretar. E a interpretação é justamente onde mora o problema.
Associação não é causa: três explicações que competem
Quando duas coisas aparecem juntas, há pelo menos três maneiras de explicar essa coincidência. Cada uma leva a decisões diferentes.
1. A seta pode apontar para o outro lado
Crianças no espectro frequentemente mostram, desde muito cedo, preferência por estímulos previsíveis, repetitivos e controláveis — e menor interesse espontâneo por rostos, vozes e trocas sociais. Telas oferecem exatamente esse tipo de estímulo. É plausível, então, que sinais precoces de autismo levem a mais uso de telas, e não o contrário.
Há também o movimento da família. Quando um bebê se desorganiza com facilidade, dorme mal ou parece pouco disponível para a interação, a tela pode se tornar um dos poucos recursos que funcionam. O uso aumenta não porque os pais sejam negligentes, mas porque estão exaustos e encontraram algo que acalma. Uma metanálise de estudos longitudinais publicada em 2025 no Psychological Bulletin mostrou esse movimento de mão dupla em problemas socioemocionais: mais tela predisse mais dificuldades depois, e mais dificuldades predisseram mais uso de tela.
2. Um terceiro fator pode explicar as duas coisas
O autismo tem forte componente hereditário. Um estudo com dados de cinco países, publicado no JAMA Psychiatry em 2019, estimou a herdabilidade em cerca de 80%. Isso significa que pais de crianças autistas compartilham, com frequência, características que também influenciam a rotina da casa — inclusive o próprio uso de tecnologia. Condições socioeconômicas, jornadas de trabalho, isolamento, depressão materna e ausência de rede de apoio também aumentam o tempo de tela e, ao mesmo tempo, reduzem oportunidades de interação.
3. O que se mede pode não ser autismo
Muitos estudos não avaliam diagnóstico, mas respostas a instrumentos de rastreio, como o M-CHAT. Um rastreio identifica sinais que merecem investigação; ele não diferencia autismo de atraso de linguagem, privação de interação, perda auditiva ou outras condições. Quando um estudo encontra mais “sintomas semelhantes ao autismo”, pode estar medindo justamente os efeitos de uma criança que conversou pouco, brincou pouco e foi pouco solicitada — o que é importante, mas não é a mesma coisa que autismo.
A distinção entre um sintoma e um quadro não é preciosismo técnico. É ela que define o tratamento.
O que as telas podem, sim, fazer
Descartar a tese de que telas causam autismo não equivale a absolvê-las. O desenvolvimento da comunicação depende de algo que a tela, por mais interativa que pareça, não oferece: reciprocidade contingente. A criança emite um som, o adulto responde; ela aponta, o adulto olha e nomeia; ela sorri, alguém sorri de volta. É nessa alternância que a linguagem se constrói.
Um estudo australiano publicado em 2024 gravou o ambiente sonoro de famílias com crianças de 12 a 36 meses. Mais tempo de tela esteve associado a menos palavras ouvidas de adultos, menos vocalizações da criança e menos turnos de conversa. O efeito não depende de a criança estar sozinha diante do aparelho: a TV ligada ao fundo e o celular nas mãos dos adultos também interrompem a troca. Pesquisadores chamam esse fenômeno de tecnoferência.
O efeito mais consistente das telas na primeira infância, portanto, é de deslocamento. Elas ocupam o lugar do sono, do movimento, da brincadeira e, sobretudo, da conversa. Em crianças pequenas, esse deslocamento pode produzir atrasos de linguagem e de interação que se parecem com o autismo. Em crianças que são autistas, pode reduzir justamente as oportunidades de comunicação de que mais precisariam.
Forma-se, às vezes, um circuito difícil de interromper:
A criança fala pouco e se desorganiza com facilidade.
A tela acalma e oferece previsibilidade.
O tempo de tela ocupa o tempo da interação.
A comunicação avança ainda mais devagar.
O atraso parece confirmar que algo foi “causado” pelo aparelho.
Ninguém precisa ter agido de má-fé para que esse circuito se instale. E nenhuma das suas etapas, sozinha, informa se aquela criança é ou não autista.
Quando a criança melhora ao reduzir a tela
É comum que famílias relatem progressos depois de reduzir a exposição e aumentar a interação. Esses relatos são importantes e frequentemente verdadeiros. Mas a melhora, por si só, não responde à pergunta diagnóstica.
Crianças com atraso de linguagem por baixa interação costumam responder rapidamente a um ambiente mais conversado. Crianças autistas também melhoram com mais interação, mais brincadeira compartilhada e menos estímulo passivo — e essa é uma das bases da intervenção precoce. Ou seja: melhorar não prova que a tela era a causa, e continuar com dificuldades não prova que a retirada foi inútil.
O risco clínico é duplo. De um lado, rotular como autismo um quadro que é sobretudo de privação de interação. De outro, adiar a avaliação de uma criança autista porque a família foi orientada a “primeiro tirar as telas e esperar”. A primeira infância é um período em que intervenções têm grande potencial; esperar meses por uma resposta que a retirada da tela não pode dar é perder tempo precioso.
O que observar, além do tempo de tela
Alguns sinais merecem atenção independentemente de quanto tempo a criança passa diante de telas, porque dizem respeito à forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo:
- Pouca atenção compartilhada: não olha para onde o adulto aponta, não traz objetos para mostrar.
- Raramente aponta para pedir ou para compartilhar interesse.
- Responde pouco ao próprio nome, mesmo em ambientes tranquilos.
- Imita pouco gestos, sons e expressões.
- Brincadeira repetitiva, com pouco faz de conta para a idade.
- Interesses intensos e restritos que aparecem também longe das telas.
- Reações sensoriais muito intensas ou muito fracas a sons, texturas, luzes ou dor.
- Perda de palavras ou de habilidades sociais já adquiridas, em qualquer idade. Regressão sempre exige avaliação, sem esperar.
Um sinal isolado raramente define alguma coisa. O que orienta a investigação é o conjunto, sua persistência e o quanto aparece em diferentes contextos — em casa, na escola, com pessoas conhecidas e desconhecidas.
Orientações que valem para qualquer família
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda evitar telas antes dos dois anos, exceto chamadas de vídeo com familiares, e limitar a cerca de uma hora diária, com supervisão, entre dois e cinco anos. Essas referências protegem o desenvolvimento; não devem ser usadas como sentença moral sobre quem não conseguiu cumpri-las.
Na prática, algumas mudanças costumam ter mais efeito do que contar minutos:
- Desligar a TV que fica ligada “de fundo” quando ninguém está assistindo.
- Reduzir o uso do celular pelos adultos nos momentos de refeição, banho e brincadeira.
- Substituir parte do tempo de tela por brincadeiras de ida e volta: esconder e achar, imitar sons, cantar com gestos, nomear o que a criança olha.
- Evitar que a tela seja o único recurso para acalmar. Construir, aos poucos, outras saídas: colo, movimento, um objeto preferido, um lugar mais silencioso.
- Quando houver tela, preferir conteúdos lentos, com começo e fim, assistidos junto, conversando sobre o que aparece.
- Se houver sinais de alerta, buscar avaliação sem aguardar o resultado da redução de telas.
Considerações finais
A expressão “autismo virtual” se espalhou porque oferece algo que as famílias desejam intensamente: uma causa identificável e uma solução ao alcance das mãos. Essa promessa, porém, cobra um preço. Ela pode transformar a culpa em explicação, a explicação em espera e a espera em atraso.
O que a ciência permite afirmar hoje é mais modesto e, ao mesmo tempo, mais útil. Não há evidência consistente de que telas causem autismo. Há evidência razoável de que o excesso de telas na primeira infância reduz interação, linguagem e sono, e de que isso pode produzir quadros que se parecem com o autismo ou agravar dificuldades de crianças que já são autistas. As duas afirmações convivem. Nenhuma anula a outra.
Para a família, essa diferença muda a pergunta. Em vez de “de quem é a culpa?”, passa a ser possível perguntar “do que essa criança precisa agora?”. A resposta quase sempre envolve mais presença, mais conversa e menos estímulo passivo — e, quando os sinais persistem, uma avaliação cuidadosa, que considere a história, o contexto e o tempo da criança.
O medo de ter causado algo é real. A conclusão de que se causou nem sempre é. Entre uma coisa e outra, há espaço para compreender — e é nesse espaço que o cuidado começa.
Referências
- BAI, D. et al. Association of genetic and environmental factors with autism in a 5-country cohort. JAMA Psychiatry, v. 76, n. 10, p. 1035-1043, 2019.
- BRUSHE, M. E. et al. Screen time and parent-child talk when children are aged 12 to 36 months. JAMA Pediatrics, v. 178, n. 4, p. 369-375, 2024.
- HEFFLER, K. F. et al. Association of early-life social and digital media experiences with development of autism spectrum disorder-like symptoms. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 7, p. 690-696, 2020.
- KUSHIMA, M. et al. Association between screen time exposure in children at 1 year of age and autism spectrum disorder at 3 years of age: the Japan Environment and Children's Study. JAMA Pediatrics, v. 176, n. 4, p. 384-391, 2022.
- OPHIR, Y. et al. Screen time and autism spectrum disorder: a systematic review and meta-analysis. JAMA Network Open, v. 6, n. 12, e2346775, 2023.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Transtorno do Espectro Autista e Telas. Nota especial do Departamento Científico de Neurologia, 2023.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação: Menos telas, mais saúde, 2019.
- VASCONCELLOS, R. P. et al. Electronic screen use and children's socioemotional problems: a systematic review and meta-analysis of longitudinal studies. Psychological Bulletin, v. 151, n. 5, p. 513-543, 2025.
- ZAMFIR, M. T. The consumption of virtual environment more than 4 hours/day, in the children between 0-3 years old, can cause a syndrome similar with the autism spectrum disorder. Journal of Romanian Literary Studies, n. 13, p. 953-968, 2018.
Dúvidas sobre o tema
Autismo virtual é um diagnóstico?
Não. A expressão não existe nos manuais diagnósticos (DSM-5-TR e CID-11). Ela descreve uma hipótese sobre crianças pequenas muito expostas a telas, mas não é uma categoria clínica reconhecida.
Se eu tirar a tela, o autismo some?
O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento, com forte base genética, e não desaparece com a retirada de telas. Reduzir telas e aumentar a interação ajuda qualquer criança. Quando os sinais se devem sobretudo à falta de interação, a melhora pode ser grande; quando a criança é autista, ela também se beneficia, mas continua precisando de apoio adequado.
Meu filho passou muito tempo em telas quando bebê. Eu causei o autismo dele?
As evidências disponíveis não sustentam essa conclusão. Muitas vezes, o maior uso de telas é consequência das dificuldades precoces da criança, e não sua causa. O que vale olhar agora é o que pode ser feito daqui para frente.
Devo esperar o efeito da retirada das telas antes de procurar avaliação?
Não é necessário. As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Se há sinais de alerta — e especialmente se houve perda de habilidades —, a avaliação não deve ser adiada.
Nota ética
As falas apresentadas ao longo do texto são construções didáticas e vinhetas compostas. Não correspondem à transcrição de uma pessoa, paciente ou família específica e não contêm elementos identificadores.
Nota de cuidado
Este conteúdo é informativo e não constitui diagnóstico. Dúvidas sobre o desenvolvimento devem ser avaliadas por profissional habilitado.

